O dia 11 de Fevereiro é o dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, decretado pela ONU.
Esta data é uma ocasião para refletirmos em questões relevantes. Áreas, por exemplo, como Engenharia Informática e Engenharia Mecânica apresentam no Técnico taxas de atratividade de estudantes do …
A 6ª Sessão do Programa Contigo+ irá decorrer no dia 9 de janeiro, pelas 16h, no Centro de Congressos do IST, com o título “Ferramentas de IA no ensino, aprendizagem e avaliação”.
A inscrição é feita aqui.
Programa:
16H00 Abertura, Professor Rogério Colaço, Presidente do IST
16h10 Apresentação da Deliberação do …
A 5ª Sessão do Programa Contigo+ irá realizar-se terça-feira, dia 20 de Junho, das 15h30 às 17h30, na Sala 4.4.1 de Reuniões de Pavilhão de Eng. Civil (2º andar), com o título “A importância do feedback no processo de ensino-aprendizagem“.
A inscrição é feita aqui.
Os Tópicos a abordar …
A 4ª sessão do Contigo+ tem como objetivo divulgar a implementação de práticas pedagógicas inovadoras, desenvolvidas ao abrigo do programa de financiamento de Projetos de Inovação Pedagógica (PIP) do IST. Pretende ainda inspirar e esclarecer a comunidade académica a respeito dos objectivos do programa PIP, …
A 3ª sessão do Contigo+ tem como objetivo discutir práticas pedagógicas e medidas para o sucesso académico de unidades curriculares (UCs) com elevado número de alunos, como acontece em várias UCs do primeiro ciclo.
A sessão decorrerá no próximo dia 14 de Fevereiro, entre as 16H30 …
A 2ª sessão do Programa Contigo+, que não ocorreu em Dezembro devido a condições atmosféricas adversas na grande região de Lisboa, está reagendada para terça-feira dia 31 de Janeiro, aproveitando a semana de preparação para a época de recurso do 1º semestre.
—————————————————————————————————————————————–
“Gestão pedagógica de UC’s …
Sessão adiada para data a anunciar em breve, devido à condição vivida em Lisboa.
A 2ª Sessão do Programa Contigo+ tem como tema “Gestão pedagógica de UCs de Projecto Integrador e de UCs para +200”. Esta sessão vai decorrer no dia 13 de Dezembro, terça-feira, das …
Programa Contigo+
O Programa Contigo+ é uma iniciativa do Conselho Pedagógico para proporcionar e acelerar o aumento das competências de docência dos Professores no mundo contemporâneo. O programa alinha-se com as melhores práticas motivacionais de ajuste à missão, visão e aspiração institucionais, de escolas de referência …
Este semestre, o projeto “Observar e Aprender” terá a sua 17ª Edição.
Com este projeto promove-se a observação de aulas entre docentes de diferentes áreas científicas, oriundos de várias Escolas da ULisboa e organizados em pequenos grupos (quartetos), desenvolvendo práticas coletivas de reflexão e feedback sobre a ação pedagógica.
No próximo dia 28 de setembro vai realizar-se …
Caro Novo Estudante do Técnico,
Muitos parabéns e bem-vindo ao Técnico, de cuja comunidade passas a fazer parte, participando no seu futuro.
O Conselho Pedagógico estará presente na sessão de Boas-Vindas do teu curso, onde esperamos encontrar-te no início desta nova etapa da tua vida.
Podes sempre contar connosco a partir deste momento.
A equipa de Professores e Estudantes da …
Sobre avaliação em caso de estudantes em confinamento devido a COVID:
O professor decide o que fazer nestes casos, sendo que pode ser recuperada a avaliação contínua e que o estudante pode ainda fazer requerimento para época especial.
Este semestre não há estatuto covid.
Observar e Aprender
No segundo semestre do ano letivo 2021/2022 o projeto “Observar e Aprender” terá a sua 16ª Edição. Com este projeto pretende-se continuar a promover as competências de prática letiva, quer através do feedback
recebido pelo observado, quer através da sensibilização pedagógica que resulta da …
Dissertação de Mestrado – Aceitas o desafio?
O projeto intitulado “Dissertação de Mestrado – Aceitas o desafio?” tem como objetivo auxiliar os estudantes na realização da Unidade Curricular (UC) de Dissertação de Mestrado. Esta UC contempla conteúdos próprios e distintos das restantes UCs de Mestrado, existindo …
Neste final de ano, na hiperligação abaixo, os membros da Comissão Executiva do CP partilham testemunhos sobre a experiência neste orgão em 2021 e um resumo das ações do Conselho Pedagógico durante este ano com alguns Links úteis,
sobre inovação pedagógica, acções de formação, orientações para avaliação, etc.
Pessoas …
Observar e Aprender
Vai ter início a 15ª edição do projeto “Observar e Aprender”, a qual se realizará durante o 1º semestre do ano letivo 2021/2022.
Este projeto visa estimular a atividade de docência, promovendo espaços de experimentação e de apoio aos docentes da ULisboa. Consiste na observação cruzada …
Estão abertas as candidaturas para os“Projetos de Inovação Pedagógica (PIP)”- PIP 2021 no âmbito de unidades curriculares (UC) lecionadas no Técnico.
O Concurso PIP tem como objetivo a mobilização dos docentes do Técnico tendo em vista a implementação de métodos pedagógicos inovadores e de aprendizagem ativa com impacto …
https://tecnico.ulisboa.pt/pt/noticias/campus-e-comunidade/conselho-pedagogico-promove-ciclo-de-formacao-sobre-o-ensino-experimental-em-tempos-de-pandemia/
O ensino experimental é fundamental para a formação dos alunos do Instituto Superior Técnico. Na situação atual de pandemia, o ensino experimental fica comprometido e é necessário encontrar uma situação de compromisso.
Neste sentido, o Conselho Pedagógico com o apoio do Núcleo de Desenvolvimento Académico …
Diferencial
Autoria: Carolina Bento, MEBiom (IST)
Disponível em: https://diferencial.tecnico.ulisboa.pt/artigo/orgaos-de-escola-quatro-testemunhos/
As eleições para a Assembleia de Escola, Conselho Pedagógico e Conselho de Escola realizam-se nos dias 2 e 3 de dezembro. Quando este assunto surge, as questões com que mais me deparo são: Que órgãos são esses? Mas alguma vez …
O projeto “Observar e Aprender” irá dar início à sua 13ª Edição. Com
este projeto pretende-se continuar a promover as competências de prática
letiva, quer através do feedback recebido pelo observado, quer através
da sensibilização pedagógica que resulta da atividade como observador,
num esquema de observações em que os …
Cursos de 1º ciclo
Licenciatura em Engenharia e Naval e Oceânica
Licenciatura em Engenharia Eletrónica
Licenciatura em Engenharia Geológica e de Minas
Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial
Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores (Alameda)
Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores (Taguspark)
Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática
Licenciatura em …
No início do mês, arrancou mais uma edição do Programa de Formação de Delegados que, na sua 3ª edição, contará com um conjunto de formações focadas tanto nas hard como nas soft-skills necessárias ao exercício do cargo de Delegado.
Nos dias 4 e 5 de novembro, …
Vai ter início a 12ª edição do projeto Observar e Aprender do 1º semestre do ano letivo 2019/2020, que visa estimular a atividade de docência, promovendo espaços de experimentação e de apoio aos docentes da ULisboa.
Este projeto consiste na observação cruzada de aulas entre docentes, …
Diferencial
Autoria: Diana Oliveira
Artigo em: https://diferencial.tecnico.ulisboa.pt/tecnico/mepp-2122/
Em Janeiro de 2018, o presidente do Instituto Superior Técnico, o Professor Arlindo Oliveira, deu início à CAMEPP, Comissão de Análise ao Modelo de Ensino e Práticas Pedagógicas, com o intuito de fazer um estudo sobre as ditas práticas, dentro e fora …
Decorreu na passada segunda-feira, 1 de julho, uma sessão de esclarecimento dinamizada pelos alunos do Conselho Pedagógico que teve como intuito divulgar, junto dos estudantes, as mudanças que se iniciam agora na escola no seguimento da aplicação do novo Modelo de Ensino e Práticas Pedagógicas em …
Vai ter início a 10ª edição do projeto “Observar e Aprender” do 1º semestre do ano letivo 2018/2019, que visa estimular a atividade de docência, promovendo espaços de experimentação e de apoio aos docentes da ULisboa.
Este projeto consiste na observação cruzada de aulas entre docentes, abrangendo as …
No dia 28 de setembro decorreu a Apresentação Introdutória dos PIP – 2018.
Pode consultar a notícia referente a esse evento aqui.
Pode consultar as apresentações realizadas nesse dia na pasta disponível aqui.
Os resultados referentes ao concurso PIP (Projetos de Inovação Pedagógica) 2018 já estão disponíveis aqui.
Todos os proponentes receberão um email relativo aos resultados da avaliação. No caso dos projetos aprovados serão enviados os dados relativos ao orçamento aprovado e procedimentos para a implementação dos mesmos.
As …
O concurso deste ano teve um sucesso assinalável junto do corpo docente do IST tendo sido recebidas 39 candidaturas válidas que serão agora analisadas pelo júri. Os resultados do concurso serão divulgados no próximo dia 4 de Maio de 2018. O júri do prémio deste …
Vai ter início a edição do 2º semestre do ano letivo 2017/2018 do projeto “Observar e Aprender”, que visa estimular a atividade de docência, promovendo espaços de experimentação e de apoio aos docentes da ULisboa.
Este projeto consiste na observação cruzada de aulas entre docentes, abrangendo as …
21 de fevereiro – “Formação sobre Feedback e Feedforward” – Este programa, que está a ser desenvolvido pela primeira vez por alguns alunos do Conselho Pedagógico, tem como objectivo principal apoiar os delegados na sua função, oferecendo para isso algumas ferramentas para que estes possam desempenhar o …
Formações promovidas pela reitoria da Universidade de Lisboa
A Universidade de Lisboa (ULisboa), ciente da necessidade de proporcionar oportunidades de discussão e formação pedagógica para os seus docentes, a Reitoria da Universidade de Lisboa promoverá um novo ciclo formativo com o objetivo de desenvolver conhecimentos e …
Atribuição de Bolsas de Mérito (ULisboa) 2013/2014 – lista definitiva
Reuniu-se no dia 27 de dezembro o júri do IST, constituído pelos docentes Raquel Aires Barros, António Rodrigues e Ana Moura Santos e pelos estudantes Nuno Miguel Guerreiro, Ana Marta Borges e João Miguel Vieira . Foram candidatos automáticos …
Reuniu-se no dia 14 de dezembro o júri do IST, constituído pelos docentes Raquel Aires Barros, António Rodrigues e Ana Moura Santos e pelos estudantes Nuno Miguel Guerreiro, Ana Marta Borges e João Miguel Vieira . Foram candidatos automáticos às bolsas de Mérito os alunos do Instituto …
O papel dos Delegados tem vindo a assumir cada vez mais importância na nossa escola exigindo mais competências e responsabilidade dos alunos que desempenham esta função no seu curso. O Conselho Pedagógico, em parceria com o Núcleo de Desenvolvimento Académico (NDA), antigo GaTU, tem organizado …
Delegados de Cursos – elos de confiança entre alunos e professores
Eleitos por um sistema de votação, os representantes dos alunos de cada ano ajudam a promover as boas práticas exercidas pelos docentes, reportando alguns problemas que vão identificando junto dos colegas.
Fotografia: Débora Rodrigues / Técnico
E …
“Dissertação de Mestrado – Aceitas o desafio?” é um workshop organizado pelo Conselho Pedagógico e que tem como objetivo auxiliar os estudantes na realização da Unidade Curricular (UC) de Dissertação de Mestrado. Esta UC contempla conteúdos próprios e distintos das restantes UC de Mestrado, e …
O GATu vem por este meio divulgar o calendário das formações de docentes de janeiro/fevereiro de 2017.
Este semestre teremos novas formações, tais como Competências de Comunicação e Voz na docência: conhecer para otimizar, ministrada pelo Professor Ricardo Santos (especialista na área), Ateliers práticos, ministrados pela …
Reuniu-se no dia 13 de Dezembro o júri do IST, constituído pelos docentes Raquel Aires Barros, António Rodrigues e Ana Moura Santos e pelos estudantes Nuno Miguel Guerreiro e João Pires Ribeiro. Foram candidatos automáticos às bolsas de Mérito os alunos do Instituto Superior Técnico …
Reuniu-se no dia 24 de novembro o júri do IST, constituído pelos docentes Raquel Aires Barros, António Rodrigues e Ana Moura Santos e pelos estudantes Nuno Miguel Guerreiro e João Pires Ribeiro. Foram candidatos automáticos às bolsas de Mérito os alunos do Instituto Superior Técnico …
Formações promovidas pela reitoria da Universidade de Lisboa
A Universidade de Lisboa (ULisboa), ciente da necessidade de proporcionar oportunidades de discussão e formação pedagógica para os seus docentes, promove um conjunto de ações de formação com o objetivo de desenvolver conhecimentos e competências pedagógicos.
Ações agendadas:
Técnicas de …
Neste semestre vai realizar-se mais uma edição do projeto “Observar e Aprender”, o qual visa estimular a atividade de docência, promovendo espaços de experimentação e de apoio aos docentes da ULisboa.
Este projeto consiste na observação cruzada de aulas entre docentes, abrangendo as Escolas que entendam …
Estão disponiveis as datas das avaliações para o ano letivo de 2016/2017. No sítio do GOP podem ser consultadas as datas de avaliação das Unidades Curriculares Transversais, as restantes UC podem ser consultadas na respetiva página no fénix.
Formações promovidas pela reitoria da Universidade de Lisboa
A Universidade de Lisboa (ULisboa), ciente da necessidade de proporcionar oportunidades de discussão e formação pedagógica para os seus docentes, promove um conjunto de ações de formação com o objetivo de desenvolver conhecimentos e competências pedagógicos. Essas acções …
O preenchimento dos inquéritos referentes às disciplinas do 1º semestre do ano letivo 2015/16, inseridos no Sistema para a Garantia da Qualidade das Unidades Curriculares (QUC), decorre de dia 25 de janeiro até ao fim do período de inscrições para o 2º semestre do ano …
O Observatório de Boas Práticas do IST (ObservIST) é um projeto que decorre de uma linha de ação do Plano Estratégico da Escola, e pretende assegurar a identificação, consolidação e divulgação de processos internos que constituam Boas Práticas promovendo a sua valorização e replicação, e …
Encontram-se já disponíveis os resultados relativos ao 2º Semestre de 2014/2015.
Tal como em semestres anteriores, para além dos resultados globais e da lista dos docentes considerados como excelentes, é publicado também um documento com o resumo dos resultados referentes a todas as Unidades Curriculares de …
A Universidade de Lisboa (ULisboa), ciente da necessidade de proporcionar oportunidades de discussão e formação pedagógica para os seus docentes, promove um conjunto de ações de formação com o objetivo de desenvolver conhecimentos e competências pedagógicos. Essas acções de formação decorrerão durante o próximo mês …
Neste semestre vai realizar-se mais uma edição do projeto “Observar e Aprender”, o qual visa estimular a atividade de docência, promovendo espaços de experimentação e de apoio aos docentes da ULisboa.
Este projeto consiste na observação cruzada de aulas entre docentes, abrangendo as Escolas que entendam …
O preenchimento dos inquéritos referentes às disciplinas do 2º semestre do ano letivo 2014/15, inseridos no Sistema para a Garantia da Qualidade das Unidades Curriculares (QUC), decorre de dia 6 de julho até ao fim do período de inscrições para o 1º semestre do ano …
Formações promovidas pela reitoria da Universidade de Lisboa
A Universidade de Lisboa (ULisboa), ciente da necessidade de proporcionar oportunidades de discussão e formação pedagógica para os seus docentes, promove um conjunto de ações de formação com o objetivo de desenvolver conhecimentos e competências pedagógicos. Essas acções …
O projeto intitulado “Dissertação de Mestrado – Aceitas o desafio?” tem como objetivo auxiliar os estudantes na realização da Unidade Curricular (UC) de Dissertação de Mestrado.
Já estão calendarizadas as próximas três sessões deste workshop. Realizar-se-ão no dia 24 de fevereiro das 13H00 às 17H00 na sala …
O preenchimento dos inquéritos referentes às disciplinas do 1º semestre do ano letivo 2014/15, inseridos no Sistema para a Garantia da Qualidade das Unidades Curriculares (QUC), decorre de dia 23 de janeiro até ao fim do período de inscrições para o 2º semestre do ano …
Reuniu-se no dia 24 de novembro o júri do IST, constituído pelos docentes Raquel Aires Barros, António Rodrigues e Ana Moura Santos e pelos estudantes Nuno Serrano Guerreiro e João Pires Ribeiro. Foram candidatos automáticos às bolsas de Mérito os alunos do Instituto Superior Técnico …
Os principais resultados do Estudo do Impacto do programa do tutorado no desempenho académico 201/11 – 2012/13 foram apresentados no Plenário do Conselho Pedagógico no passado dia 23/10/2014.
O estudo foi pedido pelo Conselho Pedagógico em Maio 2013, com vista a analisar o impacto do programa …
Os principais resultados resultantes da aplicação do sistema QUC no 2º semestre do ano letivo de 2013/14 foram apresentados no Plenário do Conselho Pedagógico no passado dia 23 de novembro.
Nesta apresentação são analisadas as taxas de participação, são apresentados os principais resultados e indicadores e é …
Os resultados do processo de ingresso em 2014/15 (candidaturas no Concurso Nacional de Acesso e acessos diretos ao segundo ciclo) foram apresentados no Plenário do Conselho Pedagógico no passado dia 23 de novembro.
Foi efetuado um balanço das três fases do Concurso Nacional de Acesso e …
Encontram-se já disponíveis os resultados relativos à aplicação do sistema QUC no 2º semestre do ano letivo 2013/2014.
Tal como em semestres anteriores, para além dos resultados globais e da lista dos docentes considerados como excelentes, é publicado também um documento com o resumo dos resultados …
Neste semestre vai realizar-se mais uma edição do projeto “Observar e Aprender“, o qual visa estimular a atividade de docência, promovendo espaços de experimentação e de apoio aos docentes da ULisboa.
Este projeto consiste na observação cruzada de aulas entre docentes, abrangendo as Escolas que entendam …
Encontram-se abertas candidaturas para a atribuição de 30 Bolsas de colaboração a estudantes da Universidade de Lisboa, de acordo com o Regulamento de Bolsas de Mérito Social e de Consciência Social, previsto no Despacho nª 1273/2014, publicado em Diário da República, a 27 de janeiro …
Vai realizar-se no próximo dia 9 de Julho o seminário de encerramento do projeto “Observar e Aprender”. Este evento vai realizar-se das 14h30 às 18h00, no Auditório da Faculdade de Farmácia e o respetivo programa pode ser descarregado a partir do endereço:
http://quc.tecnico.ulisboa.pt/observar-e-aprender/#semfinal.
Esta experiência piloto, na …
O preenchimento dos inquéritos referentes às disciplinas do 2º semestre do ano letivo 2013/14, inseridos no Sistema para a Garantia da Qualidade das Unidades Curriculares (QUC), decorre de dia 24 de Junho até ao fim do período de inscrições para o 1º semestre do ano …
O Conselho Pedagógico do IST vai organizar as X Jornadas Pedagógicas do IST, as quais vão decorrer nos próximos dias 27 e 28 de Março de 2014.
Estas Jornadas são dedicadas ao tema “Novas Realidades e Desafios no Ensino” e promovem a discussão de tópicos atuais …
No dia 7 de Fevereiro de 2014 vai realizar-se no Centro de Congressos do IST o seminário de lançamento do projeto “Observar e Aprender: partilha de práticas pedagógicas em Escolas da ULisboa“.
Este projeto consiste na observação cruzada de aulas entre docentes, abrangendo as Escolas que …
O preenchimento dos inquéritos referentes às disciplinas do 1º semestre do ano lectivo 2013/14, inseridos no Sistema para a Garantia da Qualidade das Unidades Curriculares (QUC), decorre de dia 21 de Janeiro a dia 16 de Fevereiro de 2014.
No mesmo período, e como experiência-piloto, serão também lançados …
No ano letivo 2013-2014, o Conselho Pedagógico do IST tomou como prioritário o alargamento do sistema QUC às UC de dissertação, pela necessidade de se apurarem as razões que têm vindo a conduzir a taxas de conclusão muito insatisfatórias e a um tempo médio de …
As X Jornadas Pedagógicas do IST vão realizar-se nos dias 27 e 28 de Março de 2014, no Centro de Congressos do Instituto Superior Técnico.
Estas Jornadas pretendem promover a discussão sobre o tema “Novas Realidades e Desafios no Ensino” e enriquecer a partilha de experiências reunindo …