Programa de Formação de Delegados

4 de dezembro, 2017

O papel dos Delegados tem vindo a assumir cada vez mais importância na nossa escola exigindo mais competências e responsabilidade dos alunos que desempenham esta função no seu curso. O Conselho Pedagógico, em parceria com o Núcleo de Desenvolvimento Académico (NDA), antigo GaTU, tem organizado o Dia de Orientação dos Delegados, procurando este ano ir mais além, com a criação de um programa de formação para estes estudantes, a decorrer ao longo de todo o ano letivo. Serão abordadas diversas temáticas como a Gestão de Conflitos, Feedback e Assertividade em sessões da responsabilidade do NDA, partindo do Conselho Pedagógico oferecer orientações detalhadas sobre as funções e tarefas da competência do Delegado.  Criar uma plataforma de apoio mútuo entre estes alunos, por meio de Sessões de Partilha e contacto regular nas várias formações, é também uma prioridade de Marta Borges, Francisca Simões, Pedro Garvão Pereira e Nuno Miguel Guerreiro, membros-estudantes do Conselho Pedagógico responsáveis pela organização do programa.

2 de novembro – Formação “Procedimentos Comuns” – Promovida pelo estudante Pedro Garvão Pereira, delegado do seu ano já pela quarta vez, em Engenharia Biológica, que visou levar os Delegados numa viagem pelo seu mandato detalhando os procedimentos e tarefas que devem realizar ao longo do ano letivo, comuns a todos os cursos do IST.

28 de novembro – Formação Funcionamento do Técnico” – Esta formação foi dada no sentido de fornecer aos delegados os conhecimentos necessários sobre a estrutura da nossa instituição para que possam fazer face a todos os desafios que a sua missão acarreta. A sessão contou com cerca de 20 participantes e foi dada pelo Filipe Quintino, membro aluno do Conselho Pedagógico.

11 de dezembro – “Formação 1ª Sessão de Partilha” – Com o objetivo de aproximar os delegados de diversos cursos e membros estudantes do Conselho Pedagógico, foi organizado um debate informal sobre as formas de agir nas diferentes situações que um representante do curso pode enfrentar.

Foram abordadas diversas temas relacionadas com a passagem de conhecimento, formas de comunicação eficientes, estratégia de recolha das opiniões para o relatório QUC, entre outros. No fim, a todos os participantes foi posta uma pergunta filosófica: “O delegado pode ou deve fazer mais que o regulamento exige?”.

O moderador da sessão de partilha foi o Delegado de Naval (2012-2017) – Eduard Lotovskyi.

21 de fevereiro – “Formação sobre Feedback e Feedforward” –  Este programa, que está a ser desenvolvido pela primeira vez por alguns alunos do Conselho Pedagógico, tem como objectivo principal apoiar os delegados na sua função, oferecendo para isso algumas ferramentas para que estes possam desempenhar o melhor papel possível.

O caso da mais recente formação não foi excepção. Na formação sobre Feedback e Feedforward, organizada em conjunto com o Núcleo de Desenvolvimento Académico, participaram cerca de 20 delegados onde puderam, num ambiente muito descontraído e participativo, saber como podem transmitir o mais correcto feedback dos seus colegas e como podem dar algum feedforward aos docentes. Esta formação é particularmente relevante no contexto do preenchimento dos relatórios QUC, nos quais os delegados têm precisamente de transmitir a opinião dos seus colegas aos docentes relativamente às cadeiras que frequentaram durante o semestre, realçando o que possa ter corrido melhor e identificando aspectos a melhorar.

É da opinião geral que estas formações são essenciais para o bom desempenho da função de um delegado e é notório o interesse dos delegados em participar nestas iniciativas, o que nos faz querer continuar a melhorar cada vez mais este programa de formação.