Seminário de lançamento do projeto “Observar e Aprender”

25 de janeiro, 2014

No dia 7 de Fevereiro de 2014 vai realizar-se no Centro de Congressos do IST o seminário de lançamento do projeto “Observar e Aprender: partilha de práticas pedagógicas em Escolas da ULisboa“.

Este projeto consiste na observação cruzada de aulas entre docentes, abrangendo as Escolas que entendam participar, assentando numa base de voluntariado, em que o anonimato e a confidencialidade dos participantes se encontram assegurados. As mais-valias que se poderão obter através desta experiência incluem, ao nível individual, a promoção das competências de prática letiva, quer através do feedback recebido pelo observado, quer através da sensibilização pedagógica da observação. De um ponto de vista institucional, pretende-se, sobretudo, a promoção da capacidade pedagógica dos docentes num contexto de melhoria contínua.

Este projeto inspira-se nos modelos anglo-saxónicos de “peer observation and review of teaching” e na sua adaptação portuguesa, o “De par em par” da Universidade do Porto (UP). A UP será parceira nesta iniciativa, numa lógica de partilha de experiências e de potenciação do processo de aprendizagem.

Todas as informações referentes a este projeto e ao seminário de dia 7 de Fevereiro podem ser encontradas na página:

A participação no seminário é gratuita, mas requer inscrição, a qual pode ser efectuada com o formulário disponibilizado para o efeito na página referida.