Projeto “Observar e Aprender” – Edição 2014/2015

26 de setembro, 2014

Neste semestre vai realizar-se mais uma edição do projeto “Observar e Aprender“, o qual visa estimular a atividade de docência, promovendo espaços de experimentação e de apoio aos docentes da ULisboa.

Este projeto consiste na observação cruzada de aulas entre docentes, abrangendo as Escolas que entendam participar e assentando numa base de voluntariado, em que o anonimato e a confidencialidade dos participantes se encontram assegurados. As mais-valias que poderá obter através desta experiência incluem a promoção das competências de prática letiva, quer através do feedback recebido pelo observado, quer através da sensibilização pedagógica da observação.

Realizou-se no decurso do 2º semestre do ano letivo 2013/2014 a primeira edição deste projeto. Esta experiência piloto contou com a participação de 60 docentes de várias Escolas da Universidade de Lisboa e os resultados obtidos foram bastante gratificantes e encorajadores

A equipa envolvida na organização deste projeto, pioneiro na ULisboa, engloba representantes do Instituto Superior Técnico, da Faculdade de Farmácia, da Faculdade de Psicologia, do Instituto Superior de Agronomia, da Faculdade de Ciências e do Instituto da Educação. Há o objetivo final de assegurar o envolvimento e a participação ativa de um número crescente de Escolas da ULisboa em anos letivos futuros.

Todas as informações relacionadas com este projeto podem ser obtidas na página:

Caso esteja interessado em participar, peço-lhe que submeta a sua inscrição (até ao próximo dia 6 de Outubro) a partir do endereço:

No próximo dia 10 de Outubro vai realizar-se um encontro no IST (14h00-16h00) onde se fará a apresentação do projecto com o resumo das principais conclusões do ano passado e onde se discutirão os procedimentos de observação a seguir. Também está previsto um primeiro contacto entre as equipas de observação que serão formadas com base nas inscrições entretanto recebidas.