Instituto Superior Técnico

Conselho Pedagógico

Programa Contigo+

Programa Contigo+

O programa Contigo+ é uma iniciativa do Conselho Pedagógico para proporcionar e acelerar o aumento das competências de docência dos Professores no mundo contemporâneo. O programa alinha-se com as melhores práticas motivacionais de ajuste à missão, visão e aspiração institucionais, de escolas de referência e também no mundo empresarial.

 

O objetivo é proporcionar aos professores participantes no programa Contigo+ uma reflexão sobre o relacionamento interpessoal Professor-Estudante adaptado à realidade de hoje e sobre a valorização da diversidade, pilares cruciais para o desenvolvimento da Universidade e a promoção da sua cultura. O Programa visa ainda a inovação de instrumentos e estratégias de ensino para lidar com os novos desafios nos contextos do Ensino Superior das áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Arquitetura.

Os cenários tecnológicos, sociais e de comunicação actuais estão a transformar o papel do professor mais em fonte de conhecimento e inspiração do que fonte de informação e a tornar a aprendizagem mais exigente em tempo de exploração pessoal. Estão também a exigir um novo equilíbrio entre profundidade e largura do que se transmite (e.g.ver http://www.cdio.org/files/CDIO_Syllabus_Report.pdf).

Esta situação conduz à necessidade de alterar as práticas de ensino tradicionais, muito capturadas e dominadas pelo professor como personagem central na sala de aula. A tendência internacional é de as aulas se configurarem mais como um espaço de colaboração, em que o Professor orienta e dirige equipas, diferenciando-se dos estudantes pela sua maior experiência.  Assim, os programas educacionais de ensino estão a alicerçar-se cada vez mais nas fases que definem o ciclo de vida de um produto – Conceito-Design-Implementação-Operacionalização (modelo CDIO, ver por exemplo http://www.cdio.org/about). Esta transformação está a definir novos standards para a robustez do resultado, os indicadores chave de sucesso e os procedimentos de feedback para assegurar uma melhoria contínua.

 

O Programa Contigo+ consiste em Ações de Formação dirigidas a Professores para identificação e troca de práticas para apoiar os Professores nesta mudança. Estas formações consistem em:

  • Palestras para exposição a exemplos internacionais;
  • Utilização de ferramentas digitais para orientação do trabalho individual ou em equipa dos estudantes;
  • Familiarização com práticas de “Feedback e Feedforward”, presenciais ou através de ferramentas digitais, que apoiam a aprendizagem baseada em projecto

As ações de Formação do Contigo+ serão organizadas

  • na forma de Workshops Científico-Pedagógicas regulares, pelo menos uma vez por semestre:
  • na forma de MOOCs para frequência online;
  • ou ainda incluídas em eventos como Dias de Departamento ou similares que, sob proposta dos seus organizadores, sejam aprovadas pelo Presidente do Técnico, do Conselho Científico e do Conselho Pedagógico, como formações “Contigo+” à semelhança do que acontece com as “Distinguished Lecture”.

O Conselho Pedagógico emitirá certificados a professores e investigadores participantes na ação de formação.

 

Por fim, o programa Contigo+ é uma das quatro componentes de um programa integrado para a Qualidade do Ensino no Técnico, que inclui para já outras três componentes:

  • Projectos de Inovação Pedagógica (já em curso desde 2018);
  • Programa de Analítica e Visualização Interactiva de Dados, nomeadamente para apoio à decisão (iniciado com ferramentas para a Análise da Intensidade e Distribuição de esforço dos estudantes ao longo dos semestres e para Análise dos Dados de Eficiência académica e de Qualidade das Unidades Curriculares);
  • Programa para o aumento do Sucesso dos Estudantes nas Ciências Fundamentais (Matemática, Física, Química e Biologia) com recurso a aulas online e gravadas, o que está a ser iniciado pelo Departamento de Matemática.


17 Novembro, 16h – Centro de Congressos IST | Webinar
Sessão Inaugural do Programa Contigo+
Gravação disponível no Youtube

 

16h – Abertura pelo Presidente do IST Professor Rogério Colaço e Apresentação do Programa Contigo+ pela Presidente do Conselho Pedagógico Professora Teresa Peña

16h10 – 16h55 Professor Francesc Torres (Rector Universitat Politècnica de Catalunya – 2017-2021)
Some reflections on STEM Higher Educationapresentação

16h55 – 17h  Discussão

17h -17h25 Professor Ramon Bragos (Expert on Engineering Education, School of Telecommunications Engineering , Universitat Politècnica de Catalunya)
Ten years of experience of Project-Based and Challenge-Based courses in ICT Engineering at UPC according to the CDIO standards

17h25-17h30 Discussão

17h30-18h Conclusões com Participação da Audiência

18h Fecho

2ª Sessão do Programa Contigo+ : “Gestão pedagógica de UCs de Projecto Integrador, PIC1 e PIC2”.
31 de janeiro 2023, 15h00 | Sala de Reuniões de Pavilhão de Engenharia Civil (2º andar, sala 4.41) |
Inscrição 

 

15h00 – 16h00 Mesa redonda “Funcionamento de UC’s de Projecto Integrador, PIC1 e PIC2”, moderada pelo Professor Carlos Santos Silva, com os participantes:
Ilídio Lopes (DF)
Fernando Lau (DEM)
Miguel Teixeira (DBE)
Nuno Pereira Lopes (DEI)

16h00 – 16h10 Coffee break

16h10 – 17h00 Discussão alargada a todos os participantes

Esta sessão permite trocar experiências e métodos entre vários Departamentos e Cursos.

As UC PIC1 e PIC2 visam não só responder aos desafios actuais no Ensino das áreas de STEM, mas também incentivar articulação e sinergias entre Ensino e Investigação na Escola. Revestem-se assim de interesse muito alargado.