Instituto Superior Técnico

Conselho Pedagógico

Programa Contigo+

 

 

Programa Contigo+

O programa Contigo+ é uma iniciativa do Conselho Pedagógico para proporcionar e acelerar o aumento das competências de docência dos Professores no mundo contemporâneo. O programa alinha-se com as melhores práticas motivacionais de ajuste à missão, visão e aspiração institucionais, de escolas de referência e também no mundo empresarial.

 

O objetivo é proporcionar aos professores participantes no programa Contigo+ uma reflexão sobre o relacionamento interpessoal Professor-Estudante adaptado à realidade de hoje e sobre a valorização da diversidade, pilares cruciais para o desenvolvimento da Universidade e a promoção da sua cultura. O Programa visa ainda a inovação de instrumentos e estratégias de ensino para lidar com os novos desafios nos contextos do Ensino Superior das áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Arquitetura.

Os cenários tecnológicos, sociais e de comunicação actuais estão a transformar o papel do professor mais em fonte de conhecimento e inspiração do que fonte de informação e a tornar a aprendizagem mais exigente em tempo de exploração pessoal. Estão também a exigir um novo equilíbrio entre profundidade e largura do que se transmite (e.g.ver http://www.cdio.org/files/CDIO_Syllabus_Report.pdf).

Esta situação conduz à necessidade de alterar as práticas de ensino tradicionais, muito capturadas e dominadas pelo professor como personagem central na sala de aula. A tendência internacional é de as aulas se configurarem mais como um espaço de colaboração, em que o Professor orienta e dirige equipas, diferenciando-se dos estudantes pela sua maior experiência.  Assim, os programas educacionais de ensino estão a alicerçar-se cada vez mais nas fases que definem o ciclo de vida de um produto – Conceito-Design-Implementação-Operacionalização (modelo CDIO, ver por exemplo http://www.cdio.org/about). Esta transformação está a definir novos standards para a robustez do resultado, os indicadores chave de sucesso e os procedimentos de feedback para assegurar uma melhoria contínua.

 

O Programa Contigo+ consiste em Ações de Formação dirigidas a Professores para identificação e troca de práticas para apoiar os Professores nesta mudança. Estas formações consistem em:

  • Palestras para exposição a exemplos internacionais;
  • Utilização de ferramentas digitais para orientação do trabalho individual ou em equipa dos estudantes;
  • Familiarização com práticas de “Feedback e Feedforward”, presenciais ou através de ferramentas digitais, que apoiam a aprendizagem baseada em projecto

As ações de Formação do Contigo+ serão organizadas

  • na forma de Workshops Científico-Pedagógicas regulares, pelo menos uma vez por semestre:
  • na forma de MOOCs para frequência online;
  • ou ainda incluídas em eventos como Dias de Departamento ou similares que, sob proposta dos seus organizadores, sejam aprovadas pelo Presidente do Técnico, do Conselho Científico e do Conselho Pedagógico, como formações “Contigo+” à semelhança do que acontece com as “Distinguished Lecture”.

O Conselho Pedagógico emitirá certificados a professores e investigadores participantes na ação de formação.

 

Por fim, o programa Contigo+ é uma das quatro componentes de um programa integrado para a Qualidade do Ensino no Técnico, que inclui para já outras três componentes:

  • Projectos de Inovação Pedagógica (já em curso desde 2018);
  • Programa de Analítica e Visualização Interactiva de Dados, nomeadamente para apoio à decisão (iniciado com ferramentas para a Análise da Intensidade e Distribuição de esforço dos estudantes ao longo dos semestres e para Análise dos Dados de Eficiência académica e de Qualidade das Unidades Curriculares);
  • Programa para o aumento do Sucesso dos Estudantes nas Ciências Fundamentais (Matemática, Física, Química e Biologia) com recurso a aulas online e gravadas, o que está a ser iniciado pelo Departamento de Matemática.


17 Novembro, 16h – Centro de Congressos IST | Webinar
Sessão Inaugural do Programa Contigo+
Gravação disponível no Youtube

 

16h – Abertura pelo Presidente do IST Professor Rogério Colaço e Apresentação do Programa Contigo+ pela Presidente do Conselho Pedagógico Professora Teresa Peña

16h10 – 16h55 Professor Francesc Torres (Rector Universitat Politècnica de Catalunya – 2017-2021)
Some reflections on STEM Higher Educationapresentação

16h55 – 17h  Discussão

17h -17h25 Professor Ramon Bragos (Expert on Engineering Education, School of Telecommunications Engineering , Universitat Politècnica de Catalunya)
Ten years of experience of Project-Based and Challenge-Based courses in ICT Engineering at UPC according to the CDIO standards

17h25-17h30 Discussão

17h30-18h Conclusões com Participação da Audiência

18h Fecho

 


2ª Sessão do Programa Contigo+ :
“Gestão pedagógica de UCs de Projecto Integrador, PIC1 e PIC2”.
31 de janeiro 2023, 15h00 | Sala de Reuniões de Pavilhão de Engenharia Civil (2º andar, sala 4.41)

 

15h00 – 16h00 Mesa redonda “Funcionamento de UC’s de Projecto Integrador, PIC1 e PIC2”, moderada pelo Professor Carlos Santos Silva, com os participantes:
Ilídio Lopes (DF)
Fernando Lau (DEM)
Miguel Teixeira (DBE)
Nuno Pereira Lopes (DEI)

16h00 – 16h10 Coffee break

16h10 – 17h00 Discussão alargada a todos os participantes

Esta sessão permite trocar experiências e métodos entre vários Departamentos e Cursos.

As UC PIC1 e PIC2 visam não só responder aos desafios actuais no Ensino das áreas de STEM, mas também incentivar articulação e sinergias entre Ensino e Investigação na Escola. Revestem-se assim de interesse muito alargado.

Resumo e Conclusões

 


3ª Sessão do Programa Contigo+ :
“Práticas Pedagógicas e Medidas para Sucesso em +200”.
14 de fevereiro 2023, 16h30 | Sala de Reuniões de Pavilhão de Engenharia Civil (2º andar, sala 4.41)

 

16H30 Abertura – Teresa Peña, Presidente do Conselho Pedagógico
16H35 Math Learning Center @ Texas A&M ”  – Professor Paulo Lima Filho (Texas A&M)
17H10 Pausa para Café
17H20 “Programa de apoio ao Ensino da Matemática no IST ” – Professor Pedro Ferreira dos Santos (DM/IST)
17H40 “UC formação base, 1º ano, 200+ alunos, MEPP: desafios, sucessos, insucessos”, Professor Luís Lemos Alves (DF/IST)
18H00 Conclusões

 


4ª Sessão do Programa Contigo+ :
“PIP 2018-2023”.
17 de abril 2023, 15h | Centro de Congressos de IST

 

15h00 – “O programa PIP 2018-2023”, Miguel Cacho Teixeira

15h10-16h – Exemplos de projectos PIP já concluídos
Nuno Roma (DEEC), “LightBoard Studio
Daniel Simões Lopes (DEI), “Técnico Reality Lab
Ana Moura Santos (DM), “Jornada Heróica em Machine Learning
Dulce Simão (DEQ), “Touch on Chemistry
Gustavo Paneiro (DER), “LabVRMin – Laboratório de Realidade Virtual para a exploração de recursos naturais
Pedro Vítor (DEEC) – “Trabalhos de Laboratório Modulares por Rede IoT
Hugo Plácido (DBE), “ScientIST”
Alexandre Bernardino (DEEC), “Labs@Home

16h00 – 16h30 – Exemplos de projectos PIP em curso
Projectos Sinergísticos:
Miguel Mira da Silva (DEI), “Flipped Learning – Implementar flipped learning em disciplinas de vários departamentos
João Fernandes (DEEC), “VIENA – Eletromobilidade Autónoma made by VIENA: um ambiente interdepartamental para ensino e investigação em sistemas eletro-mecatrónicos
Pedro Mendes (DEQ), “Eng Química 2.0
Projectos Exploratórios:
Leonilde Moreira (DBE), “Aprender Genética Questionando e Investigando

16h30 – 17h00 Discussão alargada a todos os participantes.

Esta sessão permite trocar experiências de inovação no ensino, divulgar os avanços e infraestruturas disponíveis, e inspirar os potenciais proponentes de projectos PIP 2023.

 


5ª Sessão do Programa Contigo+ :
“A importância do feedback no processo de ensino-aprendizagem”.
20 de junho 2023, 15h30 | Pavilhão de Engenharia Civil, sala 4.41


Tópicos a abordar: Eficácia/utilidade, Critérios, Gestão de Expectativas e Objetivos de Aprendizagem.

Moderação: Isabel Gonçalves (NDA)
15:30 – 16:30 Prof. Beatriz Silva (DEM) e Prof. Alexandra Antunes (DEQ)
16:30 – 16:40 Intervalo
16:40 – 17:30 Prof. Ana Lanham (DBE)

Materiais de apoio:
  • Assessment and Feedback, UCD
  • Wisniewski B, Zierer K and Hattie J (2020) The Power of Feedback Revisited: A Meta-Analysis of Educational Feedback Research. Front. Psychol. 10:3087. doi: 10.3389/fpsyg.2019.03087 [documento]
  • Hatti J, Timperley H (2007) The Power of Feedback. Review of Educational Research, 77(1), 81-112. doi: 10.3102/003465430298487 [documento]
  • Pereira D, Flores M.A, Simão A.M, Barros A (2016) Effectiveness and relevance of feedback in Higher Education: A study of undergraduate students. Studies in Educational Evaluation, 49, 7-14. doi: 10.1016/j.stueduc.2016.03.004. [documento]
  • Nicol D, Macfarlane-Dick D (2006) Formative assessment and self- regulated learning: a model and seven principles of good feedback practice. Studies in Higher Education, 31(2), 199-218. doi: 10.1080/03075070600572090. [documento]