Instituto Superior Técnico

Conselho Pedagógico

FAQ’s

[Última actualização: 14/10/2020]

  1. Existem espaços físicos suficientes para comportar os alunos que desejem assistir às aulas remotas nos campi do Técnico?

    As salas alocadas para as aulas remotas (identificadas nos horários do Fénix) estarão disponíveis, mesmo quando o professor não esteja a dar a aula presencialmente na sala. Estas salas estarão, como todos os espaços dentro do IST, sujeitos à sua lotação. Para além destas, as salas de estudo, salas 24h, bibliotecas e outros espaços devidamente assinalados, poderão também ser utilizadas pelos alunos para assistirem a aulas teóricas quando estiverem nos campi.

  2. Nas aulas teóricas, os lugares presenciais disponíveis são ocupados por ordem de chegada à sala ou irá existir reserva de lugares?

    O critério para ocupação das salas será por ordem de chegada.

  3. Como funcionarão os espaços de estudo? Podem ser usados pelos alunos nas semanas off campus?

    Numa primeira fase, os espaços de estudo do Técnico serão colocados à disposição apenas da comunidade IST. Poderão ser utilizados pelos alunos na semana off campus, mas é importante ter consciência que estamos no meio de uma pandemia e, portanto, devem procurar respeitar a indicação relativamente às semanas.

  4. Será possível fazer o semestre maioritariamente online?

    A presença nas aulas não é em geral obrigatória no IST, podendo ser necessária dependendo do método de avaliação, nomeadamente avaliação contínua. Portanto a possibilidade de fazer uma UC sem frequentar as aulas presencialmente poderá variar de UC para UC. Contudo, será sempre assegurada a transmissão online de pelo menos um turno. Sugere-se a consulta do método de avaliação e de funcionamento das aulas de cada UC.

  5. Como funcionará o regime de turnos?

    Os turnos práticos e de laboratório serão divididos em turnos do tipo A e turnos do tipo B. Será atribuído um turno do tipo A ou do tipo B no momento da inscrição, turno esse que depende do número mecanográfico do aluno (par ou ímpar). Estes turnos funcionarão de forma alternada, conforme indicado nos horários. A divisão em turnos do tipo A e tipo B é transversal, independentemente do ano, dependendo apenas do número do aluno. Portanto, todos os turnos presenciais de todas as UCs a que um aluno se inscreve ocorrerão na mesma semana.

  6. Alunos do mesmo grupo devem estar ambos no mesmo turno (A ou B) ou separados nos turnos (A e B)?

    Dependerá da UC. Os alunos serão distribuídos pelos turnos de forma automática e independentemente dos grupos, com base no número de aluno. Os grupos serão formados no início das aulas, de acordo com o critério definido em cada UC, como é hábito.

  7. Como funcionarão os testes durante as semanas lectivas?

    O método de avaliação contínua será definido pelo docente responsável por cada UC. As avaliações podem decorrer durante as aulas, de forma presencial ou não, sendo respeitadas as indicações quando às semanas, ou no período pós lectivo (a partir das 18h), em que serão tendencialmente presenciais.

  8. Existirá alguma restrição às actividades/permanência nos campi a alunos que façam parte da AEIST, Núcleos de Estudantes, Secções Autónomas ou Projectos?

    Não haverá restrições.

  9. Nas semanas on campus em que existam avaliações em aulas práticas/laboratoriais, estas poderão ser feitas online?

    Se o método de avaliação implicar a presença na aula, então não poderá ser feito online salvo situações devidamente justificadas e avaliadas caso a caso (exemplo: aluno com imposição médica de quarentena, ou aluno em situação de risco suportada por atestado médico).

  10. O Fénix está a ser adaptado para integrar aulas remotas por Zoom?

    O Fénix não gere as sessões Zoom ou sessões suportadas por outras plataformas; essa informação será disponibilizada para cada UC pelo corpo docente.

  11. As aulas irão ser gravadas de forma obrigatória pelo corpo docente? Ou será opcional?

    Não, será opcional mas recomendado.

  12. Qual será o procedimento à entrada e saída das salas de aula? Existirá desinfecção diária?

    As entradas e saídas serão feitas em sentido único e existirão marcações para posicionamento. A desinfecção ocorrerá duas vezes por dia. Existirá um dispensador de álcool-gel à entrada de cada sala. O material da sala de aula (canetas, apagador, ponteiro, etc) estará em princípio higienizado, cabendo ao utilizador garantir a sua higienização após a sua utilização. Recomenda-se que os utilizadores das salas utilizem também os seus kits de desinfecção, procurando manter um elevado nível de higienização de espaço individual por si ocupado.

  13. Como funcionará o sistema de presenças? Terá alguma implicação na avaliação/aprovação da UC?

    O registo de presenças é apenas para efeitos da rastreabilidade da pandemia. Foi pedido aos docentes para efectuar esse registo.

  14. Poderão ser feitas requisições de salas para eventos organizados por núcleos ou estruturas de alunos do Técnico?

    Não será possível para já fazer estes pedidos.

  15. Qual será o equipamento disponibilizado para as salas de aula?

    Estão a ser equipadas cerca de 80 salas com um sistema audiovisual que inclui microfone e câmara. A lista de salas com equipamento para transmissão das aulas será disponibilizada em breve e irá ser actualizada à medida que mais salas estiverem equipadas.

  16. Como decorrerá a Época de Exames do 1º semestre?

    Está previsto que a época de exames ocorra de forma presencial, sendo garantidas todas as condições de higiene e segurança em espaços assegurados pelo IST e/ou pela ULisboa. As datas das avaliações são as disponibilizadas no Fénix.

  17. As datas das avaliações marcadas no Fénix são vinculativas?

    As avaliações marcadas no Fénix são vinculativas contudo, à semelhança da prática dos semestres anteriores, serão possíveis alterações até duas semanas após o início do ano lectivo. Estas alterações serão, como habitualmente, feitas com a concordância de alunos, delegados, docentes e coordenador de curso.

  18. O atendimento presencial da Área de Graduação será retomado?

    Todos os processos devem ser tratados preferencialmente online. Existirá atendimento presencial por marcação quando necessário.

  19. Como são atribuídos os turnos do Fénix?

    Os turnos são atribuídos consoante o número mecanográfico do aluno. Os turnos do tipo A são alocados automaticamente aos alunos com número mecanográfico ímpar e os turnos do tipo B aos alunos com número mecanográfico par, não sendo esta uma escolha do próprio. [adicionado a 15/09/2020]

  20. Em que situações se pode requerer um regime de ensino e avaliação totalmente remoto?

    Os alunos em situação de risco poderão solicitar uma autorização para estar 100% à distância se o justificarem com uma declaração médica, ou se forem alunos internacionais que comprovem que não conseguem viajar para Portugal. Esta informação deve ser enviada pelos alunos em questão ao cuidado da Área de Graduação. Uma vez confirmada a autorização, esta indicação ficará disponível para o corpo docente no Fénix. [adicionado a 15/09/2020]

  21. Quais as boas práticas de actuação ao nível individual perante um caso de infecção suspeito ou confirmado?

    Qualquer pessoa com suspeita ou confirmação de infecção devido à COVID-19 deverá contactar de imediato o Núcleo de Segurança Higiene e Saúde (NSHS) para a extensão 2000 (Campus Alameda e CTN), extensão 5002 (TagusPark) ou através do e-mail covid19@tecnico.ulisboa.pt e comunicar a sua situação. O protocolo detalhado a seguir poderá ser consultado aqui (secção 7). [adicionado a 15/09/2020]

  22. Quais as medidas de actuação do Técnico perante um caso de infecção suspeito ou confirmado na Comunidade IST?

    Em caso de suspeita ou confirmação de um caso positivo à COVID-19, o Técnico actuará mediante um protocolo descrito no Plano de prevenção e atuação face ao COVID-19 do Instituto Superior Técnico, disponível aqui. [adicionado a 15/09/2020]

  23. Que medidas preventivas foram tomadas? Qual o plano de contingência do Técnico?

    As medidas, procedimentos gerais e específicos e boas práticas relacionadas com a prevenção e mitigação dos riscos associados à propagação do vírus SARS-CoV- 2 estão disponíveis no Plano de prevenção e atuação face ao COVID-19 do Instituto Superior Técnico, que poderá ser consultado aqui. [adicionado a 15/09/2020]

  24. Como deve o docente proceder para pedir alteração de sala de aula devido à lotação da mesma não ser adequada aos alunos que frequentam as aulas presenciais ou por não ter equipamento de transmissão de aulas?

    Pede-se que os docentes indiquem se irão dar as aulas teóricas a partir das salas atribuídas no horário, por email para o GOP <gop@tecnico.ulisboa.pt> no caso da Alameda ou para a Laurinda Dias <laurinda.dias@tecnico.ulisboa.pt> no caso do Tagus. Caso não se verifique informação da parte dos docentes até sexta-feira, 18 de Setembro, assumir-se-á que os docentes não irão dar aulas teóricas a partir das salas atribuídas no horário, mesmo que estas tenham equipamento para transmissão das aulas. Após dia 18 de Setembro será possível efectuar eventuais trocas de sala em virtude da existência de equipamento para transmissão das aulas, que numa primeira fase apenas estará disponível em algumas salas. [adicionado a 18/09/2020]

  25. Como deve o docente proceder caso não tenha alunos em sala de aula?

    A aula será disponibilizada aos alunos remotos de acordo com o funcionamento definido pelo docente no início do semestre, ou seja, a aula será disponibilizada em modo síncrono (remota no horário estabelecido) ou assíncrono (disponibilização da gravação).
[adicionado a 18/09/2020]

  26. Testei positivo para a COVID-19. Como se irá processar o semestre para mim?  Terei oportunidade de assistir a todas as aulas remotamente? Terei que apresentar uma justificação médica? 

    Alunos que testem positivo à COVID-19 poderão assistir às aulas 100% online e realizar as avaliações contínuas online, tal  como os alunos de risco, mediante o envio de atestado médico enviado através de e-mail para a Área de Graduação (ag@tecnico.ulisboa.pt). Os alunos nestas condições poderão regressar às aulas presenciais depois de enviar uma declaração de alta para o mesmo endereço. [adicionado a 18/09/2020]

  27. Os horários das aulas foram ajustados por questões de higiene e segurança?  

    Para melhorar o percurso dos alunos nos campi e diminuir a densidade dos cruzamentos na entrada/saída das salas, as aulas iniciam-se 10 minutos após a hora de início marcada no horário, devendo terminar à hora de fim marcada. [adicionado a 14/10/2020]