Instituto Superior Técnico

Conselho Pedagógico

Informações

[ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO 11.09.2024]

Realização de Avaliações

Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências 2024/25 > Regulamento de Avaliação

Versão aprovada pelo Plenário do Conselho Pedagógico a 10 de setembro de 2024, com texto assinalado a amarelo sujeito à validação pelo Gabinete Jurídico.
Esta versão é uma reestruturação da redação da versão vigente para facilitar a leitura e aplicação. Sobre a lecionação em inglês, enquanto não for aprovado um documento separado aplica-se o que se encontra vigente (Regulamento de Avaliação 2023/24).

Documento de Apoio à Realização das AvaliaçõesGuia para as Avaliações

Memorando para Avaliação de Estudantes em Mobilidade para o ISTAvaliação de Estudantes em Mobilidade

Relatório sobre a Implementação do Novo Modelo de Ensino do Técnico

Preparado pela Comissão de Monitorização do Ensino e Sucesso Académico do Conselho Pedagógico do IST (CMESA), sobre os 2 primeiros anos da implementação do NME, até abril de 2024.

Relatório sobre a Implementação do Novo Modelo de Ensino no Técnico [PDF]

Perspetivas sobre o Relatório [PDF]

 

Programa Digital +

Digital +: Promoção da inovação e modernização pedagógica

 

REFLeT

Reflexão Sobre Ensino e Formação na era dos Large Language Models – Relatório Comissão REFLeT

Princípios e práticas sobre a utilização de IA nos métodos de ensino e de avaliação de conhecimentos – Ferramentas de IA no Ensino

 

 

Inquéritos IMFOP

No âmbito do novo modelo de ensino do Técnico, em vigor desde o ano letivo 2021/2022,  e considerando o período de transição para o funcionamento do ensino e aprendizagem na instituição, o Conselho Pedagógico do Técnico desenhou um Inquérito para Monitorização do Funcionamento e Organização do Período (IMFOP) a aplicar no final de cada um dos quatro Períodos do ano letivo 2021/2022.

O principal objetivo do IMFOP 2021/22 é aferir como funcionaram as Unidades Curriculares (UC) nos períodos de lecionação de 2021/2022, no que concerne à carga de trabalho, proveito de aprendizagem e avaliação contínua, e flexibilidade curricular decorrente do atual modelo de ensino no Técnico. Deste modo, pretende-se fundamentar eventuais aplicações de melhoria em situações identificadas.

Os resultados do 1º semestre (P1 e P2) podem ser consultados aqui.

Resultados 2º semestre 2021/22:

Dissertações

Novo Regulamento das Dissertações de Mestrado [atualizado em novembro 2022] > Regulamento das Dissertações de Mestrado

Regulamento para a Implementação dos Projetos Capstones [setembro 2022] > Regulamento CAPSTONE

 

 

Novo Modelo de Ensino

Pode encontrar nesta página informações e regulamentos relativos ao Novo Modelo de Ensino.