Conselho Pedagógico (CP)

Programa Contigo+

Uma iniciativa do Conselho Pedagógico para acelerar o desenvolvimento de competências de docência no mundo contemporâneo. Alinhado com as melhores práticas internacionais (CDIO), o programa promove a inovação pedagógica e o relacionamento interpessoal no Ensino Superior.

Agenda e Sessões:

(2025/2026)
(Arquivo)

 

A Transformação do Papel do Professor

Os cenários atuais transformam o professor: deixa de ser apenas uma fonte de informação para se tornar uma fonte de conhecimento e inspiração. Esta mudança exige:

  • Um novo equilíbrio entre profundidade e largura do ensino;
  • A alteração das aulas tradicionais para espaços de colaboração e orientação de equipas;
  • Adoção de modelos como o CDIO (Conceito-Design-Implementação-Operacionalização), que define novos standards para a engenharia.

Objetivos do Programa

  1. O Contigo+ visa proporcionar à comunidade académica uma reflexão sobre:
  2. 1. Relação Pedagógica: Adaptação do relacionamento Professor-Estudante à realidade atual.
  3. 2. Inclusão: Valorização da diversidade como pilar de desenvolvimento da Universidade.
    3. Inovação: Criação de estratégias de ensino para os desafios nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Arquitetura.

Formato das Ações

O programa consiste em ações de formação para identificação e troca de práticas, incluindo palestras internacionais, uso de ferramentas digitais e práticas de Feedback/Feedforward. As ações organizam-se em:

  • Workshops Científico-Pedagógicos: Regulares (pelo menos uma vez por semestre).
  • MOOCs: Para frequência online.
  • Eventos Departamentais: Sessões integradas em “Dias de Departamento” (sob aprovação do CP/CC).

Um Programa Integrado

O Contigo+ é uma das três componentes da estratégia para a Qualidade do Ensino no Técnico, atuando em conjunto com:

  1. 1. Projetos de Inovação Pedagógica(PIP):Iniciativa de financiamento para a inovação nas Unidades Curriculares, promovida pelo Conselho Pedagógico com apoio do CC e CG. Os projetos visam atualizar o modelo de ensino (sobretudo 1º e 2º ciclos) através de metodologias ativas (ex: case studies, problem based learning, active learning, flipped classrooms, learning based on research) e soluções digitais.
  2. 2. Prémio José Tribolet para a Inovação Digital no Ensino (powered by Deloitte):Instituído em 2024, distingue anualmente docentes ou equipas que se destacam no desenvolvimento e implementação de novas tecnologias e metodologias digitais no ensino.
close navigation
close Search