Instituto Superior Técnico

Conselho Pedagógico

News

  • 30 of Jan.
  • 2024

Programme Contigo+ | 7th session

February 11th is the International Day of Women and Girls in Science, as declared by the United Nations. This date is an occasion to reflect on important questions. At Técnico, areas as Informatics/Computer Science and Engineering or Mechanical Engineering, are examples of the ones that …

Read the rest of the story

  • 26 of Mar.
  • 2023

Programme Contigo+ | 4th session

The 4th session of Contigo+ aims to disseminate the implementation of innovative pedagogical practices, developed under IST’s Pedagogical Innovation Projects (PIP) funding programme. It also aims to inspire and clarify the academic community regarding the objectives of the PIP programme, and to encourage the submission …

Read the rest of the story

  • 22 of Jan.
  • 2023

Programme Contigo+ | 2nd session (rescheduled)

The 2nd session of the Contigo+ Programme, which did not take place in December due to adverse weather conditions in the greater Lisbon region, is re-scheduled for Tuesday 31st January, taking advantage of the preparation week for the 1st semester’s appeal season.
—————————————————————————————————————————————–
“Pedagogical management of Integrating …

Read the rest of the story

  • 8 of Dec.
  • 2022

Contigo+ Program | 2nd session

Session postponed to a date to be announced soon, due to the condition experienced in Lisbon.
The 2nd Session of the Contigo+ Programme has as its theme “Pedagogical management of Integrating Project CUs and of CUs for +200”. This session will take place on Tuesday, December …

Read the rest of the story

  • 28 of Feb.
  • 2021

Ciclo de Formação – Laboratórios em Tempos de Pandemia

 
O ensino experimental é fundamental para a formação dos alunos do Instituto Superior Técnico. Na situação atual de pandemia, o ensino experimental fica comprometido e é necessário encontrar uma situação de compromisso.
Neste sentido, o Conselho Pedagógico com o apoio do Núcleo de Desenvolvimento Académico …

Read the rest of the story

  • 29 of Nov.
  • 2020

Órgãos de Escola: Quatro testemunhos

Diferencial
Autoria: Carolina Bento, MEBiom (IST)
Disponível em: https://diferencial.tecnico.ulisboa.pt/artigo/orgaos-de-escola-quatro-testemunhos/

As eleições para a Assembleia de Escola, Conselho Pedagógico e Conselho de Escola realizam-se nos dias 2 e 3 de dezembro. Quando este assunto surge, as questões com que mais me deparo são: Que órgãos são esses? Mas alguma vez …

Read the rest of the story

  • 28 of Oct.
  • 2020

Observar e Aprender – 13ª Edição

O projeto “Observar e Aprender” irá dar início à sua 13ª Edição. Com
este projeto pretende-se continuar a promover as competências de prática
letiva, quer através do feedback recebido pelo observado, quer através
da sensibilização pedagógica que resulta da atividade como observador,
num esquema de observações em que os …

Read the rest of the story

  • 31 of Mar.
  • 2020

Quadro de Mérito Académico 2018/2019 – Lista Provisória

Cursos de 1º ciclo

Licenciatura em Engenharia e Naval e Oceânica
Licenciatura em Engenharia Eletrónica
Licenciatura em Engenharia Geológica e de Minas
Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial
Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores (Alameda)
Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores (Taguspark)
Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática
Licenciatura em …

Read the rest of the story

  • 3 of Oct.
  • 2019

Projeto Observar e Aprender – 12ª Edição

Vai ter início a 12ª edição do projeto Observar e Aprender do 1º semestre do ano letivo 2019/2020, que visa estimular a atividade de docência, promovendo espaços de experimentação e de apoio aos docentes da ULisboa.
Este projeto consiste na observação cruzada de aulas entre docentes, …

Read the rest of the story

  • 15 of Jul.
  • 2019

Como adequar a formação actual no IST aos desafios do século XXI?

Diferencial
Autoria: Diana Oliveira
Artigo em: https://diferencial.tecnico.ulisboa.pt/tecnico/mepp-2122/

Em Janeiro de 2018, o presidente do Instituto Superior Técnico, o Professor Arlindo Oliveira, deu início à CAMEPP, Comissão de Análise ao Modelo de Ensino e Práticas Pedagógicas, com o intuito de fazer um estudo sobre as ditas práticas, dentro e fora …

Read the rest of the story

  • 8 of Jul.
  • 2019

Sessão de Esclarecimento – MEPP2122

Decorreu na passada segunda-feira, 1 de julho, uma sessão de esclarecimento dinamizada pelos alunos do Conselho Pedagógico que teve como intuito divulgar, junto dos estudantes, as mudanças que se iniciam agora na escola no seguimento da aplicação do novo Modelo de Ensino e Práticas Pedagógicas em …

Read the rest of the story

  • 9 of Oct.
  • 2018

Projeto Observar e Aprender – 10ª Edição

Vai ter início a 10ª edição do projeto  “Observar e Aprender” do 1º semestre do ano letivo 2018/2019, que visa estimular a atividade de docência, promovendo espaços de experimentação e de apoio aos docentes da ULisboa.
Este projeto consiste na observação cruzada de aulas entre docentes, abrangendo as …

Read the rest of the story

  • 4 of May.
  • 2018

Resultados do Concurso PIP 2018

Os resultados referentes ao concurso PIP (Projetos de Inovação Pedagógica) 2018 já estão disponíveis aqui.
Todos os proponentes receberão um email relativo aos resultados da avaliação. No caso dos projetos aprovados serão enviados os dados relativos ao orçamento aprovado e procedimentos para a implementação dos mesmos.
As …

Read the rest of the story

  • 20 of Apr.
  • 2018

Projetos de Inovação Pedagógica (PIP) 2018

O concurso deste ano teve um sucesso assinalável junto do corpo docente do IST tendo sido recebidas 39 candidaturas válidas que serão agora analisadas pelo júri. Os resultados do concurso serão divulgados no próximo dia 4 de Maio de 2018. O júri do prémio deste …

Read the rest of the story

  • 14 of Mar.
  • 2018

Projeto Observar e Aprender – 9ª Edição

Vai ter início a edição do 2º semestre do ano letivo 2017/2018 do projeto  “Observar e Aprender”, que visa estimular a atividade de docência, promovendo espaços de experimentação e de apoio aos docentes da ULisboa.
Este projeto consiste na observação cruzada de aulas entre docentes, abrangendo as …

Read the rest of the story

  • 26 of Feb.
  • 2018

Formação sobre Feedback e Feedforward

21 de fevereiro – “Formação sobre Feedback e Feedforward” –  Este programa, que está a ser desenvolvido pela primeira vez por alguns alunos do Conselho Pedagógico, tem como objectivo principal apoiar os delegados na sua função, oferecendo para isso algumas ferramentas para que estes possam desempenhar o …

Read the rest of the story

  • 16 of Jan.
  • 2018

Formações promovidas pela reitoria da Universidade de Lisboa

Formações promovidas pela reitoria da Universidade de Lisboa
A Universidade de Lisboa (ULisboa), ciente da necessidade de proporcionar oportunidades de discussão e formação pedagógica para os seus docentes, a Reitoria da Universidade de Lisboa promoverá um novo ciclo formativo com o objetivo de desenvolver conhecimentos e …

Read the rest of the story

  • 14 of Dec.
  • 2017

Lista provisória 2013/2014 – Bolsas Mérito

Reuniu-se no dia 14 de dezembro o júri do IST, constituído pelos docentes Raquel Aires Barros, António Rodrigues e Ana Moura Santos e pelos estudantes  Nuno Miguel Guerreiro,  Ana Marta Borges e João Miguel Vieira . Foram candidatos automáticos às bolsas de Mérito os alunos do Instituto …

Read the rest of the story

  • 4 of Dec.
  • 2017

Programa de Formação de Delegados

O papel dos Delegados tem vindo a assumir cada vez mais importância na nossa escola exigindo mais competências e responsabilidade dos alunos que desempenham esta função no seu curso. O Conselho Pedagógico, em parceria com o Núcleo de Desenvolvimento Académico (NDA), antigo GaTU, tem organizado …

Read the rest of the story

  • 10 of Feb.
  • 2017

“Dissertação de Mestrado – Aceitas o desafio?”

“Dissertação de Mestrado – Aceitas o desafio?” é um workshop organizado pelo Conselho Pedagógico e que tem como objetivo auxiliar os estudantes na realização da Unidade Curricular (UC) de Dissertação de Mestrado. Esta UC contempla conteúdos próprios e distintos das restantes UC de Mestrado, e …

Read the rest of the story