February 11th is the International Day of Women and Girls in Science, as declared by the United Nations. This date is an occasion to reflect on important questions. At Técnico, areas as Informatics/Computer Science and Engineering or Mechanical Engineering, are examples of the ones that …
The 4th session of Contigo+ aims to disseminate the implementation of innovative pedagogical practices, developed under IST’s Pedagogical Innovation Projects (PIP) funding programme. It also aims to inspire and clarify the academic community regarding the objectives of the PIP programme, and to encourage the submission …
The 2nd session of the Contigo+ Programme, which did not take place in December due to adverse weather conditions in the greater Lisbon region, is re-scheduled for Tuesday 31st January, taking advantage of the preparation week for the 1st semester’s appeal season.
—————————————————————————————————————————————–
“Pedagogical management of Integrating …
Session postponed to a date to be announced soon, due to the condition experienced in Lisbon.
The 2nd Session of the Contigo+ Programme has as its theme “Pedagogical management of Integrating Project CUs and of CUs for +200”. This session will take place on Tuesday, December …
O ensino experimental é fundamental para a formação dos alunos do Instituto Superior Técnico. Na situação atual de pandemia, o ensino experimental fica comprometido e é necessário encontrar uma situação de compromisso.
Neste sentido, o Conselho Pedagógico com o apoio do Núcleo de Desenvolvimento Académico …
Diferencial
Autoria: Carolina Bento, MEBiom (IST)
Disponível em: https://diferencial.tecnico.ulisboa.pt/artigo/orgaos-de-escola-quatro-testemunhos/
As eleições para a Assembleia de Escola, Conselho Pedagógico e Conselho de Escola realizam-se nos dias 2 e 3 de dezembro. Quando este assunto surge, as questões com que mais me deparo são: Que órgãos são esses? Mas alguma vez …
O projeto “Observar e Aprender” irá dar início à sua 13ª Edição. Com
este projeto pretende-se continuar a promover as competências de prática
letiva, quer através do feedback recebido pelo observado, quer através
da sensibilização pedagógica que resulta da atividade como observador,
num esquema de observações em que os …
Cursos de 1º ciclo
Licenciatura em Engenharia e Naval e Oceânica
Licenciatura em Engenharia Eletrónica
Licenciatura em Engenharia Geológica e de Minas
Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial
Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores (Alameda)
Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores (Taguspark)
Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática
Licenciatura em …
No início do mês, arrancou mais uma edição do Programa de Formação de Delegados que, na sua 3ª edição, contará com um conjunto de formações focadas tanto nas hard como nas soft-skills necessárias ao exercício do cargo de Delegado.
Nos dias 4 e 5 de novembro, …
Vai ter início a 12ª edição do projeto Observar e Aprender do 1º semestre do ano letivo 2019/2020, que visa estimular a atividade de docência, promovendo espaços de experimentação e de apoio aos docentes da ULisboa.
Este projeto consiste na observação cruzada de aulas entre docentes, …
Diferencial
Autoria: Diana Oliveira
Artigo em: https://diferencial.tecnico.ulisboa.pt/tecnico/mepp-2122/
Em Janeiro de 2018, o presidente do Instituto Superior Técnico, o Professor Arlindo Oliveira, deu início à CAMEPP, Comissão de Análise ao Modelo de Ensino e Práticas Pedagógicas, com o intuito de fazer um estudo sobre as ditas práticas, dentro e fora …
Decorreu na passada segunda-feira, 1 de julho, uma sessão de esclarecimento dinamizada pelos alunos do Conselho Pedagógico que teve como intuito divulgar, junto dos estudantes, as mudanças que se iniciam agora na escola no seguimento da aplicação do novo Modelo de Ensino e Práticas Pedagógicas em …
Vai ter início a 10ª edição do projeto “Observar e Aprender” do 1º semestre do ano letivo 2018/2019, que visa estimular a atividade de docência, promovendo espaços de experimentação e de apoio aos docentes da ULisboa.
Este projeto consiste na observação cruzada de aulas entre docentes, abrangendo as …
No dia 28 de setembro decorreu a Apresentação Introdutória dos PIP – 2018.
Pode consultar a notícia referente a esse evento aqui.
Pode consultar as apresentações realizadas nesse dia na pasta disponível aqui.
Os resultados referentes ao concurso PIP (Projetos de Inovação Pedagógica) 2018 já estão disponíveis aqui.
Todos os proponentes receberão um email relativo aos resultados da avaliação. No caso dos projetos aprovados serão enviados os dados relativos ao orçamento aprovado e procedimentos para a implementação dos mesmos.
As …
O concurso deste ano teve um sucesso assinalável junto do corpo docente do IST tendo sido recebidas 39 candidaturas válidas que serão agora analisadas pelo júri. Os resultados do concurso serão divulgados no próximo dia 4 de Maio de 2018. O júri do prémio deste …
Vai ter início a edição do 2º semestre do ano letivo 2017/2018 do projeto “Observar e Aprender”, que visa estimular a atividade de docência, promovendo espaços de experimentação e de apoio aos docentes da ULisboa.
Este projeto consiste na observação cruzada de aulas entre docentes, abrangendo as …
21 de fevereiro – “Formação sobre Feedback e Feedforward” – Este programa, que está a ser desenvolvido pela primeira vez por alguns alunos do Conselho Pedagógico, tem como objectivo principal apoiar os delegados na sua função, oferecendo para isso algumas ferramentas para que estes possam desempenhar o …
Formações promovidas pela reitoria da Universidade de Lisboa
A Universidade de Lisboa (ULisboa), ciente da necessidade de proporcionar oportunidades de discussão e formação pedagógica para os seus docentes, a Reitoria da Universidade de Lisboa promoverá um novo ciclo formativo com o objetivo de desenvolver conhecimentos e …
Atribuição de Bolsas de Mérito (ULisboa) 2013/2014 – lista definitiva
Reuniu-se no dia 27 de dezembro o júri do IST, constituído pelos docentes Raquel Aires Barros, António Rodrigues e Ana Moura Santos e pelos estudantes Nuno Miguel Guerreiro, Ana Marta Borges e João Miguel Vieira . Foram candidatos automáticos …
Reuniu-se no dia 14 de dezembro o júri do IST, constituído pelos docentes Raquel Aires Barros, António Rodrigues e Ana Moura Santos e pelos estudantes Nuno Miguel Guerreiro, Ana Marta Borges e João Miguel Vieira . Foram candidatos automáticos às bolsas de Mérito os alunos do Instituto …
O papel dos Delegados tem vindo a assumir cada vez mais importância na nossa escola exigindo mais competências e responsabilidade dos alunos que desempenham esta função no seu curso. O Conselho Pedagógico, em parceria com o Núcleo de Desenvolvimento Académico (NDA), antigo GaTU, tem organizado …
Delegados de Cursos – elos de confiança entre alunos e professores
Eleitos por um sistema de votação, os representantes dos alunos de cada ano ajudam a promover as boas práticas exercidas pelos docentes, reportando alguns problemas que vão identificando junto dos colegas.
Fotografia: Débora Rodrigues / Técnico
E …
“Dissertação de Mestrado – Aceitas o desafio?” é um workshop organizado pelo Conselho Pedagógico e que tem como objetivo auxiliar os estudantes na realização da Unidade Curricular (UC) de Dissertação de Mestrado. Esta UC contempla conteúdos próprios e distintos das restantes UC de Mestrado, e …
O GATu vem por este meio divulgar o calendário das formações de docentes de janeiro/fevereiro de 2017.
Este semestre teremos novas formações, tais como Competências de Comunicação e Voz na docência: conhecer para otimizar, ministrada pelo Professor Ricardo Santos (especialista na área), Ateliers práticos, ministrados pela …