Instituto Superior Técnico

Conselho Pedagógico

PIP – Projetos de Inovação Pedagógica

Os Projectos de Inovação Pedagógica (PIP) são uma iniciativa promovida pelo Conselho Pedagógico, com o apoio do Conselho Científico e do Conselho de Gestão. Pretende-se com esta iniciativa financiar projectos de inovação pedagógica no âmbito de unidades curriculares (UCs) leccionadas no IST. Os projectos propostos, a implementar no ano lectivo 2018/19, devem cumprir um ou mais dos seguintes requisitos:

• Ter um impacto na actualização e/ou adaptação do modelo de ensino do IST preferencialmente ao nível dos 1º e 2º ciclos.
  • Utilizar ferramentas que sejam relevantes ao nível da aprendizagem, como case studies, problem based learning, active learning, flipped classrooms, learning based on research, etc.
  • Fornecer métricas para aferir o sucesso e descrever como estas serão medidas.
  • Considerar o uso de novas tecnologias, incluindo soluções digitais, para resolver problemas de aprendizagem e ensino.

De forma a conhecer melhor a iniciativa e proceder à candidatura recomenda-se a leitura dos documentos abaixo:

A submissão deverá ser efectuada online no formulário disponível AQUI

Para quaisquer questões relacionadas com os PIP deve contactar: pip@tecnico.ulisboa.pt