Instituto Superior Técnico

Conselho Pedagógico

1º Semestre 2020/2021

Regime de funcionamento de Aulas e Avaliações:

• Aulas teóricas: funcionarão por omissão à distância, sem prejuízo de que a aula seja emitida a partir da sala de aula com a presença de alunos, dentro dos limites de ocupação indicados para cada sala.
  • Aulas práticas e teórico-práticas: funcionarão por omissão em regime presencial misto, em que os alunos deverão ser organizados em turnos para frequentar presencialmente as aulas em semanas alternadas, salvo situações excecionais, atendendo aos limites de ocupação indicados para cada sala. As aulas terão de ser asseguradas à distância para os alunos que não estão presencialmente, de forma síncrona ou de forma assíncrona com a aula presencial.
  • Aulas de laboratório: funcionarão por omissão em regime presencial misto, em que os alunos deverão ser organizados em turnos para frequentar presencialmente as aulas em semanas alternadas, salvo situações excecionais, atendendo aos limites de ocupação indicados para cada sala. Estando os alunos organizados em grupos, os turnos deverão ter pelo menos um representante de cada grupo, devendo o grupo colaborar durante a aula através de uma das várias plataformas disponíveis. As aulas de laboratório terão também de ser asseguradas à distância para os alunos que não possam estar presencialmente ou que não possam colaborar com alunos que estejam presencialmente, seguindo metodologias de ensino alternativas.
  • A avaliação por testes fora do período de aulas e/ou exames será realizada por omissão presencialmente. Toda a restante avaliação será feita de acordo com o definido pelo responsável da UC.
  • Para melhorar o percurso dos alunos nos campi e diminuir a densidade dos cruzamentos na entrada/saída das salas, as aulas iniciam-se 10 minutos após a hora de início marcada no horário, devendo terminar à hora de fim marcada.
  • Por forma a garantir a rastreabilidade, os docentes são responsáveis por fazer o registo de presenças em cada aula, que deverão ser mantidos até ao final do semestre.
  • As avaliações por teste e exame fora do período de aulas serão realizadas por omissão presencialmente. Os métodos de avaliação serão definidos pelo responsável por cada unidade curricular.

Desinfeção e Acesso a salas nos campi:

• A nível de ocupação das salas será vigiado e controlado periodicamente pelos serviços do IST, sem prejuízo de qualquer dos seus ocupantes, nomeadamente o docente responsável pela aula a ocorrer, dever fazer o controle do número de ocupantes da sala onde se encontra.
  • Os limites de ocupação das salas estão disponíveis neste documento e serão afixados à entrada de cada sala.
  • A circulação nos campi estará devidamente assinalada e existirão dispensadores de gel desinfetante à entrada das salas. A limpeza e desinfeção das salas ocorrerá duas vezes por dia.
  • Recomenda-se que os utilizadores das salas e de espaços dos campi utilizem também os seus kits de desinfeção, procurando manter um elevado nível de higienização do espaço individual por si ocupado.
  • O uso de máscara é obrigatório em todo o espaço coberto dos campi do IST.

Prazos Académicos:

• Calendário Escolar 2020/21 está disponível aqui.
  • Prazos de Dissertação disponíveis aqui.

As perguntas mais frequentes poderão ser consultadas aqui.

Para mais informações contactar cp@tecnico.ulisboa.pt.